27 de abril de 2018 Categorias: Sem categoria. Nenhum comentário em Fique atento ao trocar seu automóvel

Segundo o presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Antonio Megale, o aumento das vendas de veículos chegou a 15,7% comparados ao mesmo mês de fevereiro de 2017. Também foi divulgado o crescimento de 9% nas vendas de veículos usados nesses primeiros meses de 2018. O aquecimento das vendas reflete um cenário mais otimista, tanto para montadoras e concessionárias, quanto aos brasileiros, assumidos apaixonados por esse segmento. Seguindo essa tendência, o número de financiamentos automotivos também deve aumentar nesse primeiro semestre e a taxa de inadimplência segue no mesmo ritmo.

 

“É normal as pessoas se entusiasmarem com a possibilidade de compra ou troca do veículo. Vivemos numa sociedade onde o automóvel reflete uma situação social, muitas vezes não condizente com a situação financeira da pessoa”, relata o diretor executivo e coach financeiro da Resoluty Consutoria, Eduardo Cardoso.

É muito importante que a troca ou compra do automóvel seja possível para o consumidor, ou seja, dentro do controle e planejamento financeiro de cada um. Segundo Eduardo Cardoso é justamente a ausência do autocontrole que leva parte da população à condição de inadimplência. “Muitas vezes a compra é feita pelo impulso do momento e sem planejamento. Normalmente as taxas e juros abusivos são “embutidas” nos contratos de financiamentos sem o conhecimento do comprador, pois o foco na compra está direcionado, naquele momento, nos valores das parcelas e não no custo final”. E isso torna-se evidente quando o consumidor começa a sentir o peso do financiamento no decorrer dos meses. “É natural que outras despesas relacionadas ao novo veículo incorporem nesse orçamento. Por exemplo, com um novo automóvel a pessoa tende a sair mais de sua casa, intensificando seus gastos. Isso significa: mais passeios, restaurantes, compras, combustível, manutenção, e claro, seguro e ipva relativos ao ano e modelo do veículo. E no momento da compra, ninguém pensa nisso”, diz Eduardo.

 

Muita atenção antes de comprar ou trocar seu veículo

Alguns cuidados devem ser tomados antes da aquisição ou troca do veículo:

 

  • • Fique atento ao valor final do financiamento e não apenas nos valores mensais das parcelas;
  • • Leia atentamente qualquer contrato antes de assiná-lo. Se estiver com dúvidas, solicite uma cópia e leve-o para algum advogado de sua confiança. Um parecer técnico e profissional sempre é o mais indicado;
  • • Fique atento ao ano e modelo do veículo. Se lembre que o valor que está sendo pago sofrerá uma defasagem no decorrer dos meses e anos;
  • • Pense com calma antes de comprar. É comum os vendedores estimularem as vendas usando argumentos relacionados ao sentimento de perda. “Essa é a última unidade”, “Já tem outra pessoa interessada nesse mesmo carro”, “Essa promoção termina essa semana”, entre outros;
  • • Conheça os valores de seguro, impostos (Ipva e licenciamento) e da documentação;
  • • Se o automóvel for usado, faça uma pesquisa nos órgãos especializados para saber a situação legal do veículo;
  • • Tenha em mente suas despesas essenciais (casa, alimentação, escola, reservas de emergências e urgências, saúde entre outros) antes de assumir o compromisso de financiamento. Faça seu controle financeiro e o leve muito a sério – entenda um pouco mais na matéria publicada em nosso blog;
  • • Avalie a real necessidade desse compromisso. Pergunte para si mesmo: “Eu realmente preciso fazer isso?”, “Tenho condições para me comprometer durante todos esses meses com esses valores?”. Estimule sua consciência.

 

Pense ainda que seu dinheiro pode ser usado de maneira mais lúcida, proposital e com geração de benefícios para sua vida. Existem variados tipos de investimentos oferecidos no mercado capazes de contribuir com suas economias, seja uma previdência privada, aplicações de curto, médio e longo prazo, até mesmo, um reforço na poupança.

Se você deseja ampliar sua consciência financeira, mudar comportamentos e crenças limitantes em sua vida, procure nossos profissionais de Coach Financeiro da Resoluty Consultoria. Nossos consultores são qualificados para contribuir em sua vida, oferecendo orientação, planejamento e uma condução voltada ao seu enriquecimento e transformação financeira. Conheça nosso serviço de Coaching Financeiro clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sorocaba

153342-6777
153342-6778

Itapetininga

153537-6775
153537-6776