1 de março de 2018 Categorias: Sem categoria. Tags: Dicas, Dívidas, Economia, Finanças e Resoluty. Nenhum comentário em Mude Seus Hábitos Financeiros

Todo início de mês é a mesma coisa… contas e mais contas para pagar.

Você já foi vítima de um gasto surpresa? Sim, aquela compra que você acabou se esquecendo que tinha. Não está lembrado? Pois é, muitas pessoas não controlam seus gastos e não conseguem se lembrar do quando, onde e porquê da origem dessa cobrança. Essa amnésia temporária colabora (e muito) com a probabilidade da formação de uma dívida bancária, já que o descontrole financeiro pode ser habitual.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem colaborar com a sua educação financeira e, quem sabe, até mudar sua maneira de organizar seus gastos. Use seu dinheiro com inteligência e tome cuidado com algumas armadilhas de consumo.

Vamos lá:

 #1 Acompanhe seus gastos

Anote tudo. Seja em um papel, caderno, planilha ou aplicativo, o que vale é o registro da compra com todos detalhes: O que é, data, quanto custou e condição de pagamento – a vista ou a prazo. Quer um exemplo de controle? Se você costuma toma um cafezinho por dia, a R$ 2,00, no final do mês você terá gasto aproximadamente R$ 60,00. É muito dinheiro pra um cafezinho, não é?

 

#2 Compre somente o necessário

Quer economizar no supermercado? Então organize sua lista de compras e vá muito bem alimentado. As chances de você gastar mais nas compras quando está com fome é enorme. As guloseimas, salgadinhos, bolachas e doces são as preferidas dos balcões próximos dos caixas, já reparou? Então fique atento a essa dica. Se por acaso bater aquela vontade de comer um chocolate (ninguém é de ferro), pense bem na marca, tamanho e preço. Cuidado com os exageros e reflita sobre a real necessidade dessa aquisição. Na hora de economizar é preciso fazer alguns sacrifícios, mas no final valem muito a pena.

 

#3 Compare preços

Procure sempre o caderno de ofertas dos supermercados. Esse importante “mapa da mina” é fundamental para uma boa economia, além de identificar o comportamento de vendas dos estabelecimentos, ou seja, a variação de valores de uma loja para outra. Aproveitem as promoções e os famosos “cobrimos qualquer oferta” ou “preço da concorrência”. Alguns supermercados oferecem cartões fidelidade com boas vantagens aos seus clientes, mas antes de assinar qualquer coisa, saiba como funcionam as taxas, juros e cobranças. Todo cuidado é pouco, ainda mais quando falamos em cartões.

 

#4 Cartão de crédito como aliado

Para muitos um vilão, para outros um aliado. Os cartões de crédito merecem uma atenção especial por seus diversos benefícios, entre eles, a possibilidade de parcelamentos, descontos à vista, plano de milhas para viagens, parceiras comerciais etc. Mas cuidado para não atrasar nos pagamentos programados. O cartão de crédito possui uma das taxas mais altas do mercado, alavancando dívidas bancárias em todo país. Por isso use com consciência e sem exageros;

 

#5 Parcelar ou pagar a vista?

Parcelar ou não? Eis a questão! O drama pode ser bem menor quando a loja oferece condições de descontos em uma das formas de pagamentos. As ofertas são variáveis, de acordo com a preferência ou promoção vigente podendo ser vantajoso desembolsar o dinheiro à vista ou fazer o parcelamento. Lembre-se dos seus gastos e nunca comprometa a totalidade do seu salário.

 

Essas são as dicas iniciais para quem deseja começar bem seu planejamento. O controle de gastos é um importante passo para sua economia. Saber para onde seu dinheiro está indo é fundamental para sua saúde financeira e da família. Lembre-se de gastar seu dinheiro com consciência e sabedoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sorocaba

153342-6777
153342-6778

Itapetininga

153537-6775
153537-6776